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11 set 2017

E a crise?

Não tem jeito! Por onde quer que a gente circule, seja em um encontro científico, nas feiras comerciais dos congressos, casualmente com os amigos, com nossos pacientes, no ambiente universitário ou mesmo em casa, depois de alguns minutos de conversa, é inevitável a seguinte pergunta: E a crise?

Esta é uma pergunta que assusta os mais jovens, aos recém-chegados no mercado, aqueles que ainda não conheciam a inflação, a recessão, o desemprego e a instabilidade econômica. Aos mais experientes, esta é uma pergunta que já vinha permeando as conversas, que entristece, mas não assusta tanto. Aqueles que já viveram situações até piores do que as estão no cenário econômico do nosso país, sabem que a vida, e também a Economia, é feita de ciclos de prosperidade e desenvolvimento e ciclos de recessão e crise, tempos de vacas gordas e tempo de vacas magras.

No entanto, independentemente do nível de experiência é importante que todos estejam atentos aos seus negócios para se evitar que, neste momento de crise, as perdas sejam ainda maiores. Então, seguem alguns conselhos, não exatamente meus, mas extraído das muitas conversas, discussões e, principalmente, dos especialistas em Economia.

O primeiro passo para enfrentar a crise é se preparar para a crise. Como dito anteriormente, infelizmente são os ciclos das nossas vidas. Quando estamos passando pelo tempo das vacas gordas é preciso se preparar para o tempo das vacas magras. Para quem acha este conselho chega tarde é preciso olhar com mais atenção às previsões dos especialistas de que os próximos anos serão de reestruturação da Economia, ou seja, ainda dá tempo de começar a pensar em planejar melhor os próximos anos.

Outro ponto importante é cuidar bem dos recursos atuais. Do ponto de vista dos consultórios de ortodontia, os principais recursos são nossos pacientes. Portanto, em tempos de crise, o foco em nosso paciente deve ser redobrado.

Há quem diga também que crise é sinônimo de oportunidade. Com um pouco de intuição e muita cautela e estudo da situação atual pode ser um bom momento para criar novos diferencias em seu negócio.

Talvez, este seja o momento ideal de implementar o seu negócio, atualizando-se e incorporando novos métodos e novas tecnologias ao seu negócio. A diferenciação pode ser a início da virada em sua vida profissional.