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26 maio 2018

Pacientes e ortodontistas satisfeitos!

Em um mercado de trabalho competitivo, como vivemos atualmente, captar pacientes é uma tarefa cada vez mais difícil. Também é fato, considerando o crescimento do conceito de clínicas multidisciplinares, que a principal fonte de indicações de novos pacientes para o tratamento ortodôntico é o próprio paciente.
Para sermos merecedores da confiança de nossos pacientes em suas indicações precisamos conhecer melhor suas motivações e quais os fatores estão relacionados com sua satisfação ou insatisfação com o tratamento ortodôntico.
Em uma pesquisa recente1 os principais fatores associados com a satisfação dos pacientes e pais de pacientes em relação ao tratamento ortodôntico foram: percepção de estética agradável, percepção de benefícios psicológicos, alterações positivas na personalidade, relacionamento paciente x profissional e qualidade da atenção do profissional.
Interessante notar que, do ponto de vista dos pacientes, estética e qualidade de vida parecem ser os objetivos principais do tratamento ortodôntico. Poderíamos considerar que um bom alinhamento dentário em uma face agradável com uma melhora perceptível na autoestima são a base da satisfação dos pacientes com o tratamento ortodôntico. Ainda interessante destacar que um bom relacionamento e a qualidade da atenção dedicada é o pano de fundo para tocarmos os corações de nossos pacientes. Por outro lado, destaca-se que a qualidade da relação oclusal ou funcional não foram citadas como quesitos importantes na satisfação com o tratamento ortodôntico. Os principais motivos de insatisfação apontados foram: tempo de tratamento excessivo, experiência com dor e desconforto e uso de contenção.
Diante destas constatações, qual deve ser a posição do ortodontista? Qual deve ser nosso foco? Esta, na verdade, é uma boa reflexão para os dias atuais. É muito comum nos deparamos com colegas preocupados com tratamentos meramente estéticos investindo recursos e tempo, seja na infraestrutura de suas clínicas ou em redes sociais, para melhorar a relação com os pacientes, esquecendo-se do mais básico em nossa especialidade que é a reabilitação oclusal e funcional. O desejo apenas de agradar os pacientes em tratamentos com demandas específicas e a interpretação incorreta do conceito de que má oclusão não é doença tem levado a alguns exageros neste sentido.
Também creio que não seja razoável nos mantermos presos apenas aos princípios tradicionais do tratamento ortodôntico sem levar em conta os anseios e necessidades de nossos pacientes, bem como as tendências atuais.
Acredito que o ortodontista comprometido com a especialidade deva procurar elevar o nível de satisfação de seus pacientes, mas sem deixar de se comprometer com o que a Ortodontia tem de melhor. Se a estética e o relacionamento são importante para os pacientes, também não podemos nos esquecer de que equilíbrio oclusal e funcional são igualmente importantes no tratamento ortodôntico. Este, em minha opinião, é o grande desafio da Ortodontia atualmente. Afinal, o paciente satisfeito hoje pode ser o insatisfeito de amanhã ao descobrir que, ao surgirem as demanda funcionais, o tratamento não foi realizado com a qualidade esperada e que não passou apenas de um relacionamento agradável com o ortodontista. Por isto, é importante sempre manter um olho no paciente e outro no tratamento.
Boa leitura!

1. Factors associated with patient and parent satisfaction after orthodontic treatment: a systematic review. Pachêco-Pereira C, Pereira JR, Dick BD, Perez A, Flores-Mir C. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2015;148(4):652-9.