(41) 3252-9947
(41) 99971-0653

26 jan 2018

O que esperar de 2018?

Esta já é uma pergunta tradicional ao início de um novo ano. Diante de tantas incertezas e de um momento político e econômico tão conturbado, tentar adiantar o que pode vir pela frente pode ser muito útil para um planejamento pessoal e profissional.

Na nossa profissão poderíamos tentar fazer as mesmas projeções. O que esperar da Ortodontia em 2018? Quais serão as novidades tecnológicas? O que a indústria nos apresentará de novo? O que será tendência para os pacientes?  Será que o país voltará a crescer aquecendo a Economia? Será que a crise dará uma trégua?

Realizar todos estes questionamentos é muito pertinente nesta época do ano e revela muito mais do que apenas zelo. É quase que uma obrigação para os que pretendem estar à frente dos problemas e antecipar as oportunidades.

Mas, e se esse ano fizéssemos diferente? Que tal perguntar: O que eu posso fazer para a Ortodontia em 2018? A princípio poderia ser uma pergunta simples ou mesmo sem muita pretensão. Mas, e se nós realmente levássemos a sério esta sugestão?

E se ao invés de reclamarmos de nossos dirigentes, participássemos mais da fiscalização e das decisões dos órgãos de classe e das associações que nos representam?

Por que não dar mais atenção ao básico, como ao diagnóstico do caso, do que nos preocuparmos apenas com as tecnologias que muitas vezes não funcionam. E dar mais atenção ao paciente em carne e osso do que às redes sociais?

Poderíamos também evitar os comentários desnecessários ou as postagens que desvalorizam e depreciam nossa especialidade?

Ou mesmo sermos menos vendedores ou representantes de empresas e mais ortodontistas? Quem sabe, ainda, repetirmos menos os que os gurus falam e estudar e pensar um pouco mais?

Que tal se ao invés de reclamar da profissão fizéssemos a nossa parte atuando com mais ética, mais dedicação à Ortodontia e mais amor por nossos pacientes?

Ao tentarmos responder estas questões talvez seja possível perceber que a maioria dos problemas que temos são causados por nós mesmos e que as mudanças que tanto queremos precisam começar em nós!

Desejo a você e sua família um ano muito feliz e muito produtivo!

Boas leitura!