(41) 3252-9947
(41) 99971-0653

11 set 2017

Atualizar para crescer!

Não há dúvidas de que a Ortodontia tem passado por uma grande revolução nos últimos anos. Avanços na ciência e inovações tecnológicas introduzidos na última década mudaram o rumo da nossa especialidade.

A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) mudou completamente a visão do ortodontista que passou a reconhecer o seu paciente em 3D. Por meio de cortes anatômicos nos diferentes planos do espaço e da reconstrução tridimensional da face foi possível enxergar o que antes não se imaginava, permitindo muito mais detalhes, precisão e previsibilidade no diagnóstico ortodôntico.

O desenvolvimento de novas biomecânicas com a utilização da ancoragem esquelética ampliou os limites do tratamento ortodôntico. Movimentos dentários de execução complexa ou mesmo inviáveis com os recursos tradicionais tornaram-se simples e corriqueiros com a utilização dos mini-implantes e das mini-placas.

Os bráquetes autoligados causaram muita controvérsia, é verdade, mas é inegável que ajudaram a repensar e a redefinir a mecânica ortodôntica.

No entanto, é provável que a inovação que mais tem revolucionado as bases da Ortodontia seja a sua entrada na era digital. É um novo mundo que parece não ter limites para novas possibilidades, do diagnóstico à contenção.

Com base nesta tecnologia, um dos recursos que mais se desenvolveu nos últimos anos foram os alinhadores. Com eles, os ortodontistas e os pacientes aprenderam uma maneira totalmente nova de fazer Ortodontia: movimentar dentes sem usar bráquetes.

Estes são apenas alguns dos recursos, entre muitos outros, que têm revolucionado a Ortodontia. Sem dúvidas uma Ortodontia totalmente diferentes de anos atrás!  Se você fizer um exercício de memória e voltar no tempo, será que evoluiu na mesma medida?

Bem esta resposta só cabe a você, mas uma coisa é certa: a constante atualização é uma necessidade para o ortodontista que pretende oferecer aos seus pacientes uma Ortodontia contextualizada.